18 de abr. de 2012

Projeto: Monitores Comunitários

O projeto visa formar uma equipe de alunos das turmas Es e Fs do ciclo 2, do turno matutino, e/ou voluntários da comunidade, para auxiliarem os alunos dos turnos matutino e vespertino, com problemas disciplinares ou de aprendizagem. Segundo Libâneo a “Proposta Pedagógica, ao mesmo tempo, é um conjunto de princípios e práticas que reflete e recria essa cultura, projetando a cultura organizacional que se deseja visando à intervenção e a transformação da realidade.”.
A proposta não é criar um espaço em que o aluno “mais forte ajuda o mais fraco”, mas em que o ensinar está indissociavelmente ligado ao aprender. Muitos alunos têm dificuldade de aprender com um professor ou porque sua matéria é difícil ou porque ele segue uma metodologia que o aluno não acompanha. Um colega auxiliando pode ser mais divertido e, às vezes, é mais fácil de aprender.
É ministrado um mini-curso com estes alunos e voluntários para capacitá-los a auxiliar os alunos do ciclo I de forma adequada, preparando-os a esclarecer as dúvidas dos alunos sem dar as respostas dos exercícios.
Os mesmos poderão auxiliar os professores em sala de aula com os alunos que apresentam comportamento impulsivo ou problemas de aprendizagem. Os alunos estarão presentes nas salas de aulas auxiliando os alunos com as tarefas propostas e os ajudando a prender o foco nas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário